// RICARDO PRETO_fashion designer // Interview


Se não fosse estilista seria…?
Cantor

Quais as vantagens e desvantagens de ser estilista em Portugal?
As mesmas de qualquer outra profissão. Como tudo, tem coisas boas e coisas más.

Quem gostaria de vestir?
Julliane Moore

Qual a peça mais arrojada que já fez?
Um body em jersey, o meu material de eleição, que levou toda a gente que viu o desfile a pensar que a manequim estava nua.

O preto total é uma aposta segura?
O preto total é um clássico.

Para si, quais são os must-haves da estação?
Toda a alteração estética que ocorreu com a maneira de calçar, especialmente para as mulheres, leva a que o calçado feminino seja um must-have; as bolsas em couro XXL; tricots; trench-coats.

O que é que sente relativamente ao facto de as peças exclusivas que criou para o projecto da Canon “We Speak Image” ser exposta nas semanas da moda de Londres, Paris e Milão, para além da ModaLisboa?
Sinto-me feliz; quando uma grande empresa aposta em nós, (assim como a Nike também faz comigo) e te “pede” que cries, apetece-te trabalhar e consolidar a ligação que temos com ela.

Este ano, as suas peças começaram a ser produzidas industrialmente. Quais os prós e os contras desta novidade?
O facto de a roupa ser produzida em fábrica prepara-me para alcançar o meu objectivo, que é outro tipo de comércio; gostaria de produzir roupa em massa, aliás porque isso leva a que o preço das roupas desça.
O facto de fazer, até aqui, roupa em pequenas quantidades, encarece as minhas criações, e eu gostaria de fazer roupa mais barata.





Backstage Ricardo Preto ModaLisboa / AW07

www.ricardopreto.pt.tp

1 comment: