//MODALISBOA MOVE_Day02

// Programa
18.30 – L’Oréal Professionnel by Lúcia Piloto
19.30 – Dino Alves
20.30 – Isabela Capeta (designer convidada)
21.30 – Alexandra Moura
22.30 – Miguel Vieira

(isto sempre com uns bons 45 minutos de atraso, note-se!)

// L’Oréal Professionnel by Lúcia Piloto


O dia de hoje foi, sem rodeios, estafante!
Depois da estreia de ontem, em grande, as energias que nos restavam acabaram-se mal pusemos os pezinhos fora da muralha da cidadela.

O primeiro desfile de moda do dia 02 foi o de Dino Alves... oh, e coisas a dizer acerca da nova colecção não faltam.


// Dino Alves

Dino baseou-se na maneira como os homens do passado viam o futuro (portanto, como imaginavam os dias de hoje – passando pelos robots e pelos super-heróis), para nos brindar com uma colecção belíssima, arrojada e forte! Com uma paleta de cores que não acaba (vermelhos, verdes, roxos, amarelos, preto, brilhos...) e usando uma diversidade imensa de materiais, dos quais destacamos a seda, o algodão, a viscose e o jersey, Dino brincou com as formas e os volumes, criando uma silhueta justa e fluída com pontos volumosos e tufados nas partes do corpo mais improváveis.
Em várias peças, o estilista misturou materiais sofisticados com apontamentos de folk português, como por exemplo os lenços do traje minhoto; a caracterização dos manequins estava irrepreensível: desde os cabelos (vejam as fotos e tirem as vossas conclusões) até à maquilhagem quase total da face, com desenhos coloridos, nada foi deixado ao acaso (parabéns à equipa da produção!).
Para fechar com chave de ouro, e optando por deixar de lado o agradecimento final da praxe, Dino Alves entrou de cara tapada e movimentos maquinais, disfarçado de robot – a ser telecomandado por uma criança.



// Isabela Capeto

Seguiu-se a estilista convidada, a brasileira Isabela Capeto, que apresentou a colecção “Naturaleza”, uma busca pela natureza, pela qualidade de vida, no mundo moderno agitado. Estampagens com flores, folhas e motivos exóticos, bordados e aplicações sobre fibras naturais, sedas e linhos misturados com materiais modernos (celulose e poliamida) deram corpo a easy dresses confortáveis e a silhuetas fluídas... muito natureza, indeed.



// Alexandra Moura

Alexandra Moura apresentou (AR)MONIA por volta das 22.00; para transmitir a leveza do ar, a estilista escolheu formas puras, simples e delicadas e volumes formados de ar, para se ajustarem às formas naturais do corpo e criarem uma silhueta fluída.
Em cores como o azul, o cinza, o rosa e o branco, os materiais de eleição para trazer ao plano do palpável esta colecção de formas mutáveis que desconstrói os padrões do guarda-roupa convencional, foram as microfibras, os tecidos inteligentes e o elastano.



// Miguel Vieira

A noite do 2.º dia da ModaLisboa fechou com “One Night”, de Miguel Vieira. Com as bancadas a rebentar pelas costuras (nós dois juntos ocupávamos o espaço de meia pessoa), e já depois das 23.00, o estilista trouxe à passerelle o PRETO e a sua faceta mais festiva e glamourosa.
O desfile começou ao contrário; ou seja, os modelos entraram na passerelle pela frente. Todos de smoking (preto, claro), abriram o espectáculo em grande. Seguiu-se um vai e vem de saias, vestidos (há para todos os gostos, curtos e compridos!) e fatos de banho; tudo preto, numa combinação de materiais naturais e sintéticos (pura lã virgem, cetins, chiffons, malhas lurex), de transparentes e texturados, de drapeados e plissados.
Nota 10 para a primeira aparição de Sofia Baessa!

E foi assim...
Dia 02 – Over!



1 comment:

Anonymous said...

only the best