// CALDAS DA RAINHA trip



E porque Portugal para além de Lisboa é muito mais do que “só paisagem”, porque há sítios e pessoas interessantes espalhadas por todo o lado, ontem decidimos fugir da capital e fizémo-nos à estrada.
Logo de manhã, lá íamos nós pela A8 fora; destino: Caldas da Raínha! A meio caminho entre Lisboa e Leiria, fomos descobrir a cidade de Rafael Bordalo Pinheiro e José Malhoa (o pintor, não o cantor!...), das cavacas e dos beijinhos, da Escola Superior de Arte e Design, a dois passos das fabulosas praias do Baleal e Peniche e a um passo de Óbidos...


Chegámos ainda de manhã e demos uma volta pela Baixa, para nos ambientarmos ao espírito da cidade; não foi complicado, temos que confessar. A Praça da Fruta, que recebe todas as manhãs uma feira (legumes, frutas frescas flores e galinhas com fartura) cheia de movimento e gente, foi o cartão de visita das Caldas para o Black is Back.

Os vendedores não perderam tempo e estavam decididos a confraternizar, pelo que a primeira pessoa que “conhecemos” foi o dito “regente” da cidade, o “namorado de Raínha”, que podem ver abaixo, a sorrir para a foto.




// Gentes e bicicletas (esta última construída pelo próprio!)

De súbito, começa a ouvir-se o assobio de um amolador, a anunciar chuva. Facto é que, passados cinco minutos, o céu encheu-se de nuvens e caíram uns chuviscos, que nos arrancaram da rua; de novo no carro, desta vez fomos à ESAD (Escola Superior de Arte e Design), a quem a cidade deve grande parte da sua vida.
Construída no meio de um pinhal, num cenário quase bucólico, a ESAD (cursos de Design, Artes Plásticas, Som e Imagem, Teatro...) está nas Caldas desde 1990 e tem trazido à cidade uma constante renovação cultural e dinamização artística. Apesar de ser altura de exames, encontrámos na Escola alguns alunos, ou a preparar trabalhos, instalalções e exposições ou simplesmente a beber um café no terraço do bar, virado aos pinheiros.


// Leyla, 20
Estudante de Artes Plásticas, ESAD
Caldas da Raínha



//Ana Catarina, 19
Estudante da ESAD
Lourinhã




//Carla, 20
Estudante da ESAD
Lisboa

Depois do almoço, voltámos ao centro da cidade. Café, um saco dos tradicionais beijinhos para cada um e lá vamos nós outra vez à procura dos highlights caldenses.
Passados 20 minutos, com a ajuda de uma conterrânea, encontrámos a Vanity Land, uma loja/galeria de arte e exposições e art market que tem como mote Love Yourself.




O rés-de-chão de um edifício antigo de azulejos verdes, com pátio incluído, é a casa da Vanity, decorada com a dose certa de revivalismo, onde lustres e espelhos barrocos se misturam com ilustrações e peças de arte de alunos da ESAD e peças fabulosas de marcas como Gsus, Storytailors, Adidas, Melissa e Skunk Funk.


Adorámos os cães de louça fetichistas e as gravatas que aqui vos mostramos.

// VANITY land

Largo Dr. José Barbosa, nº20, Caldas da Rainha

T. (+351) 262 844 033

www.vanityland.net



Curiosos?...

Já sabem, A8, saída Caldas. Depois, é só darem largas à imaginação!



3 comments:

Lila said...

Nao fazia ideia que existia uma loja dessas nas caldas, tenciono passar lá!

Para qdo uma passagem pela maravilhosa Invicta?

Anonymous said...

Eu que sou das Caldas não sabia que havia essa loja! =X
Gosto do vosso blog ;) *

Anonymous said...

muito fixe sairem de lisboa. bom post. parabéns!