// NY Fashion Week FW08


Apesar de ainda não termos sequer entrado oficialmente na Primavera/Verão, na moda os timings são outros e fala-se já das tendências para o próximo Inverno. Apesar de sonharmos com praia e calor, a cabeça dos trendsetters e fashion designers está em fast-forward e a próxima paragem é o Outono/Inverno 08.
A Big Apple recebeu de braços abertos, a semana passada, a NY Fashion Week, da qual não podíamos deixar de falar.


// DKNY


Donna Karan, nova-iorquina de alma e coração, diz (como podem ver no “On the Record”) que está “back to black”. “Ecletic Glamour” é o mote para a colecção fresca e enérgica da DKNY, uma feliz combinação de tweed, brocados, lurex, sedas, lã e jacquard.
Vestidos de franjas, o glamour boémio da swinging london dos anos 60 revisitado em vestidos campestres, blusões de cabedal, baby-dolls e casacos e camisolas oversized desfilaram pela passerelle, ilustrando o ecletismo da colecção.


// Marc Jacobs

Se a última colecção de Marc Jacobs tinha uma notória carga sexual, a colecção para o Outono/Inverno, talvez na busca de um contraponto, é surpreendentemente mais calma e contida.
Inspirado (ou pouco inspirado, parafraseando o estilista) no “glamour, na simplicidade e em mulheres bonitas”, Jacobs criou uma colecção reminiscente dos seus primeiros anos em NY, nos anos 80; a prová-lo estão as bandeletes felpudas, a palete de cinzentos e pastéis suaves, o corte masculino e a ambiência “clubby” que se vivia no Armory, com os Sonic Youth a actuarem ao mesmo tempo que o desfile acontecia.
O highlight da colecção são os casacos e os vestidos com volumes pronunciados e dobras nas costas, bem como os saltos mais baixos nos sapatos (Marc Jacobs deu o mote e outros criadores seguiram a tendência).




// Oscar de la Renta


A arte continua a ser uma fonte de inspiração para os criadores de moda; se, para a primavera/Verão, o modernismo foi um ponto de referência em inúmeras colecções, desta feita a pintura simbolista de Gustav Klimt influenciou Oscar de la Renta, que apresentou uma colecção irrepreensível (ao som de Regina Spektor), onde não faltaram os habituais dourados (o motivo das folhas permanece), ametistas e as peles.
Se, para o dia, as silhuetas assumem as mais diversas formas, para a noite, Oscar de la Renta polariza a tendência: silhuetas suaves ou pomposos vestidos de gala.


// Vera Wang

A colecção de Vera Wang foi buscar a paleta de cores ao pintor modernista Kees van Dongen e a inspiração às ruas de NY.
A estilista americana propôs silhuetas feitas de sobreposições e, influenciada pela manipulação de têxteis fabris, trabalhou a organza em folhos na parte da frente das peças.
Os espelhos estrategicamente colocados na entrada da passerelle, deixaram antever a importância e o destaque que Vera Wang quis dar à parte de trás da roupa, que, como sempre, prima pelo detalhe a que a estilista nos habituou.



// CK

O director criativo da CK, o brasileiro Francisco Costa, provou que o prémio para melhor designer de roupa feminina que ganhou em 2006, foi merececido. Arrasou pela precisão da confecção, pela austeridade e rectidão das linhas, na apresentação de uma colecção minimalista, onde as modelos desfilaram de maquilhagem discreta e cabelos apanhados em simples rabos de cavalo.
No meio de uma colecção que primou pela constància dos fatos masculinos, apenas três vestidos surgiram a quebrar o rigor e minimalismo de Francisco Costa.


// Photos by Marcio Madeira for Style.com


No comments: