// Bread & Butter Barcelona

O Bread and Butter é uma feira internacional de marcas seleccionadas onde, todos os anos (duas vezes por ano) se cruzam tendências, designers, criatividade e inspiração. É O “encontro” com a moda e o design no seu expoente máximo. Nascida em 2001 em Colónia, Alemanha, sob o slogan “sushi not sausage”, quebrou todas as regras e gerou controvérsia: se, para uns foi uma feira de diversões, o caos total, para outros foi a sensação; a sua mudança para Berlim no ano seguinte e, em 2005 para Barcelona, ao que parece definitivamente, ditou o sucesso e a fama que, hoje em dia, esta feira alcançou no mundo da moda e do design.



We’ve created order out of chaos.”
Karl-Heinz Müller, organizador do BBB


BBB King Size
Antes do acontecimento em si, é impensável não referir todo o conceito gráfico que rodeia o Bread & Butter. O grafismo em tons de dourado, vermelho e branco remete-nos para um requinte old school, lembra-nos um maço de tabaco “Dunhill” (lembram-se?), com direito aos habituais avisos em letras garrafais pretas sobre fundo branco, desta feita transformados nos “11 mandamentos do Bread & Butter”.
Basicamente, é instaurar a moda como O novo vício!


A edição de Janeiro de 2008 (16-18 Janeiro), dedicada às colecções para o próximo Inverno, teve como mote “King Size”, já que foi a primeira em que a Feira se estendeu a áreas que, até aqui, não englobava.
Tendo contado com cerca de 100.000 visitantes de todas as partes do mundo, o BBB integrou, pela primeira vez nesta edição, no seu espaço, o Palau National (que serviu de cenário aos desfiles de Philipp Plein e Custo Barcelona e que é a casa do Museu Nacional de Arte da Catalunha - MNAC, onde aconteceu o B&BDesign, com mostras de projectos de alunos das escolas Die Angewandte de Viena e Fashion Institute Arnhem) criando uma autêntica simbiose entre a moda e a arte, o museu Mies Van der Rohe (com a apresentação de The Art, a colecção de Andy Warhol by Pepe Jeans). E como novidades nunca são demais, esta edição contou também com “The Source” preview, uma feira da família Bread and Butter dedicada à fase prévia de produção, a inaugurar em Julho deste ano.

O espaço onde esta feira acontece é, sem sombra de dúvidas, monumental; Para organizá-lo de uma maneira eficiente e distribuir as marcas seguindo uma lógica coerente, o espaço foi dividido em seis áreas:
Denim (o grande motor da feira, onde se apresentam as grandes marcas de denim de sempre e para sempre); Superior (gama de casual lifestyle); Studio VI (plataforma criativa e comercial onde novos talentos têm a oportunidade de mostrar as suas criações vanguardistas, as novas tendências de amanhã); Sport & Street (a maior área da feira, a apresentar marcas de streetwear); Sportswear (nova área da Feira, onde marcas de casual e outdoorwear apresentam colecções que primam pelo conforto funcional e design); e Fashion (os favoritos reúnem-se aqui, numa amálgama de tendências, cores, diversão e elegância).

Para além de tudo isto, no “menu” do BBB constaram também mostras de arte: Untitled 8: no infinity (um documento da street culture), Wad Promenade (mostra de fotografias de Baudouin da intimidade de grandes personalidades do mundo da moda, arte, música…) e B&B Design Barcelona Tour (integrada no B&B design, oito lojas de Barcelona acolhem o trabalho de estudantes de escolas de desenho da cidade) são algumas das iniciativas ligadas a esta feira.

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